quarta-feira, maio 31, 2006

Um Add-vice por dia - XXII

Pap'acôrda

Pois aqui vai o meu primeiro Add-vice para um restaurante! Tive a oportunidade de jantar ontem no Pap'acôrda, na Rua na Atalaia (Bairro Alto). Está na mesma linha da Bica do Sapato mas num espaço mais pequeno, o que proporciona um ambiente mais pessoal, de certa forma, mais familiar. A comida é tradicional portuguesa, apresentada de forma requintada (e, escusado será dizer, é deliciosa). Os preços não são propriamente convidativos (não quero com isto gabar-me com o facto de lá ter ido ontem, fui celebrar uma ocasião especial!), mas vale a pena, nem que seja para se ficar a conhecer o sítio (e nunca mais lá pôr os pés, caso não gostem). Na verdade, o que têm mesmo que provar é a mousse de chocolate e ver a maneira caricata como esta é servida. Um momento digno de se presenciar e, mais tarde, saborear...!

P.S.- Desculpem a frase azeiteira com que acabei o post.

terça-feira, maio 30, 2006

Um Add-vice por dia - XXI

Philippe Starck


Provavelmente já ouviram falar dele, um dos designers de renome da actualidade, louco como qualquer artista que se preze, revela o melhor das correntes do design que se conhecem. Nota-se uma preocupação com a ligação da estética à função e também em tornar os seus objectos de fácil industrialização(já tive uma escova de dentes do Starck e ainda no outro dia vi na Bica uma moto desenhada por ele). Mais recentemente Starck admite que alguns dos seus designs dos anos 80 - 90 eram de certa forma conduzidos pela novidade e a moda, e agora considera que a durabilidade deve ser uma das principais características a ter em conta no processo de design. Para além disso defende que o designer deve "criar mais felicidade com menos meios", ou seja, desenhar os objectos para que estes possam ser mais acessíveis.
Estejam atentos, tudo o que tem a assinatura deste senhor é garantidamente coisa boa!

segunda-feira, maio 29, 2006

Um Add-vice por dia - XX

Good Bye Lenin!


Tive a oportunidade de ver este filme numa das sessões de cinema ao ar livre em Alcântara, numa noite fria de Verão (felizmente ofereciam cobertores... e pipocas também!). Foi uma noite memorável, ver filmes ao ar livre pode ser uma experiência agradabilíssima, principalmente quando estamos no topo de uma plateia de onde se vê o Tejo iluminado pela lua e as luzes da ponte e dos barcos que por ela passam, com um ecrã gigante à nossa frente a passar um filme destes. Lançado em 2003, este filme alemão foi realizado e escrito (juntamente com Bernd Lichtenberg) por Wolfgang Brecker. De início pensei que a língua alemã (da qual não sou fã) me fosse incomodar, mas não só não o fez como saí deliciada com tudo o que tinha acabado de ver e ouvir. O argumento é fabuloso (e comovente), tal como a banda sonora. A interpretação do (jovem) actor principal, Daniel Brühl, é igualmente boa. Um filme a alugar (já que perderam a sessão ao ar livre...!).

domingo, maio 28, 2006

Um Add-vice por dia - XIX

Mário Laginha - Hoje


Gravado em 1994, este é um dos muitos (e bons) discos do pianista e compositor Mário Laginha. Conta com a participação de outros grandes músicos como Alexandre Frazão (na bateria), Bernardo Moreira (no contrabaixo), Jullian Argüelles (no saxofone) e Sérgio Pelágio (na guitarra). Os temas são da autoria do mesmo, todos com uma harmonia e um arranjo característicos do Mário. Um grande álbum.

sábado, maio 27, 2006

Um Add-vice por dia - XVIII

Hotel Schloss Elmau

O Add-vice de hoje é bastante menos acessível que os outros mas é sem dúvida merecedor de menção. Este hotel e Spa a que fui já há uns anos, tem uma característica que o torna especial e que vai sendo cada vez mais rara: isolamento. Localiza-se nos Alpes alemães, e pode ser visitado em qualquer época do ano.


O Schloss Elmau está rodeado de paisagens e espaços incríveis como tal, tanto pode ser um destino de família como um destino romântico. No topo de uma das montanhas em frente ao Hotel existe um café/restaurante portanto se vos apetecer um passeio up the hill têm um óptimo ponto de descanso. Há também várias coisas dentro do próprio hotel que o tornam incrível. A primeira é sem dúvida a sala de concertos, felizmente o dono gosta muito de música e organiza concertos (do clássico ao jazz) de qualidade. A outra característica é o facto de para além do típico restaurante de hotel com horário europeu (fecha as 20h), tem um restaurante italiano(ou tinha há uns anos..) ideal para portugueses com horários a sério! Para além de tudo isto tem a vertente spa que não precisa de descrição pormenorizada. Se ficarem ricos, ou já forem, ou tiverem um golpe de sorte como foi o meu caso... vão lá que vale meeesmo a pena!

sexta-feira, maio 26, 2006

Um Add-vice por dia - XVII

Miles Davis

Hoje comemora-se 80 anos do nascimento deste músico que ainda hoje marca o desenvolvimento musical de muitos estudantes ou mesmo músicos profissionais. Li e ouvi um texto do trompetista João Moreira (feito a pedido da rádio marginal) que explica, bastante melhor do que eu faria, a importância que Miles Davis teve, tem e continuará a ter. Poria apenas um excerto, mas não soube o que excluir. Assim sendo, aqui fica o post.

"Faria hoje 80 anos se Miles fosse vivo. Apetece-me dizer que Miles não só está vivo como tem de facto 80 anos.

De certa forma, Miles teve sempre 80 anos porque tocou sempre com um grau de elaboração, um nível de maturidade e uma profundidade só possíveis depois de uma vida inteira de desenvolvimento musical. Miles consegue ainda condensar toda essa sabedoria e elaboração em cada nota que toca. Daí resulta que a sua música seja tão poderosa, ainda que aparentemente simples.

Miles estará sempre vivo porque a sua música não se esgota nas notas que tocou. As gravações que ele deixou perpetuam a sua memória mas é sobretudo a influencia que ele exerce em todas as gerações de músicos que surgiram depois dele que o mantém presente ainda hoje em tudo o que se produz.

Miles Davis foi um génio criador e a sua música inspira-nos cada vez mais.

João Moreira
Maio 2006"


[Clicar no texto para ler o post no blog do João Moreira e ouvir a respectiva gravação audio]

quinta-feira, maio 25, 2006

Um Add-vice por dia - XVI

Os Tibetanos

Mais uma vez o meu Add-vice vai para um Restaurante, Os Tibetanos. É vegetariano e situa-se no final da Rua do Salitre se forem a descer do Rato para a Avenida da Liberdade. A comida é toda muito saborosa, e tem um pátio exterior muito agradável para um final de tarde primaveril. Provem o gelado de pétalas de rosa.


P.S.: Parabéns!!!

quarta-feira, maio 24, 2006

Um Add-vice por dia - XV

António Carlos Jobim



Penso que não serão precisas grandes apresentações. Compositor e intérprete brasileiro, autor de êxitos como Desafinado (com Newton Mendonça), Eu Sei Que Vou Te Amar (com Vinicius de Moraes), Chega de Saudade (com Vinicius de Moraes), Wave, Samba de Uma Nota Só (com Newton Mendonça), Garota de Ipanema e Corcovado mas também de muitos outros temas não tão célebres mas nem por isso menos belos: Luiza (com Chico Buarque), Lígia, Imagina (o primeiro tema de Tom Jobim cuja letra foi composta por Chico Buarque anos mais tarde) , Inútil Paisagem (com Aloysio de Oliveira), Chovendo na Roseira, Aula de Matemática (com Marino Pinto), Caminhos Cruzados, Você Vai Ver, Triste, Retrato a Branco e Preto (com Chico Buarque) , Ela é Carioca (Vinicius de Moraes). Canta e encantava tanto ao piano como no violão (esta expressão é tão foleira, mas de momento não me ocorre nenhuma outra). A ouvir.

segunda-feira, maio 22, 2006

Um Add-vice por dia - XIV

Sete Palmos de Terra


Esta série indubitavelmente diferente das outras, pelo desenrolar da história, pelo formato e pela imagem que lhe é tão característica, está de novo no ar com a nova série. O nível continua alto, vejam!

domingo, maio 21, 2006

Um Add-vice por dia - XIII

Concerto Final da Master Class - "Fronteiras entre o Clássico e o Jazz"

Pedimos desculpa pela falta de Add-vice's nestes últimos dois dias! Não nos orgulhamos mas não o pudemos evitar, não temos parado em casa. Portanto, como não podia deixar de ser, o meu Add-vice de hoje reverte para a causa do nosso desaparecimento. Trata-se de uma Master Class que temos andado a frequentar desde 5ª-Feira (18 de Maio) e tem sido intensiva. Temos trabalhado dias inteiros e tem sido bastante divertido. E os resultados serão igualmente bons! Assim, deixo o meu Add-vice para o nosso concerto. Da parte clássica serão apresentadas peças de ilustres compositores franceses do Séc. XX como Ravel, Fauré e Milhaud. Da parte jazzística tocaremos alguns andamentos de uma suite de Kenny Wheeler chamada Sweet Time Suite e uns alguns standards como Darn That Dream e Lazy Bird (entre outros). Venham ver-nos, vale meeeeeesmo a pena.

3ª-Feira - 23 de Maio às 22h30 no Hot Clube de Portugal (Praça da Alegria 39, cave)

quinta-feira, maio 18, 2006

Um Add-vice por dia - XII

Nocturno - Bernardo Sassetti

Este CD é aquele que marca o início do estilo mais lírico e melancólico das composições do Bernardo Sassetti que conhecemos hoje. O compositor tem-se dedicado mais recentemente a associar música a imagem, mais especificamente ao cinema. Em "Nocturno" essa intenção ainda não está presente, ou se está é de forma bastante subtil, mas não pretendo de todo dizer que se sente a falta de alguma coisa. É um disco lindíssimo.

quarta-feira, maio 17, 2006

Um Add-vice por dia - XI

Seinfeld


Esta brilhante série, estreada em 1990, teve um enorme sucesso pelo mundo fora. Criada (juntamente com Larry David) e protagonizada pelo comediante Jerry Seinfeld, é normalmente definida como uma "série sobre o nada". Questinam as mais comuns situações do quotidiano, abordando-as com um humor inteligente e sarcástico. A vulgaridade constitui, provavelmente, a "base" temática da série. Quatro personagens dão vida ao programa: Jerry Seinfeld (o próprio), um comediante de sucesso, a directa Elaine Benes (interpretada por Julia Louis-Dreyfus), o neurótico George Costanza (interpretado por Jason Alexander) e o simplesmente bizarro, Kosmo Kramer (interpretado por Michael Richards). Nunca uma série me provocou tantas gargalhadas e confesso que não rio facilmente em frente à televisão (isto lembra-me uma história que me contaram ontem: nos primórdios da televisão, uma tia velhota de uma professora minha, arranjava-se primorosamente cada vez que se punha em frente à televisão por achar que a estavam a observar do outro lado do ecrã. E cada vez que o senhor das notícias dizia Boa Noite a senhora achava que era com ela! Mas vontando à questão...) As nove séries estão disponíveis em DVD. De qualquer forma, podem ver uns episódios na Sic Comédia, às 22h30. Para quem gosta de rir, a não perder.

terça-feira, maio 16, 2006

Um Add-vice por dia - X

South American Getaway - "Die 12" in Bossa-nova




O meu Add-vice de hoje recai sobre um tema de Lindemann chamado - "Die 12" in Bossa-nova (Variações Brasileiras). É tocado/apresentado no CD "South American Getaway" e o mais incrível é a invulgaridade do grupo de intérpretes. São apenas(?) 12 violoncelos, sendo um deles Lindemann, o compositor deste tema. Mas desses 12 virtuosos violoncelistas, usando pizzicato ou tocando batuques no violoncelo, parecem ouvir-se ao longo do tema: violinos, contra-baixos e até trompetes ou percussão! Ao contrário do que geralmente é esperado, estes músicos supostamente clássicos e "quadrados" conseguem criar na perfeição um swing logo após o típico bossa-nova brasileiro. A composição, arranjo e intérpretes são simplesmente geniais! Oiçam que vale mesmo a pena.

segunda-feira, maio 15, 2006

Um Add-vice por dia - IX

Apercebi-me de que não tinha feito ainda Add-vice's musicais este mês. Não que isso constitua algo dramático mas, de qualquer forma, aqui vai a minha estreia:
Michael Jackson

O cantor controverso que chocou o mundo pela mudança de cor de pele, explicando que sofreu uma despigmentação... o que é facto é que está completamente desfigurado, qual caraça carnavalesca de mau gosto. Mas era um artista com H grande! Cantava bem e dançava como ninguém. Os seus espectáculos ao vivo eram fabulosos (não que tenha visto algum, mas tenho uns quantos gravados em VHS), uma alta produção com efeitos-especiais, para a época, impressionantes, incríveis bailarinos e uma banda à altura de tudo o resto!
Os Cd's são igualmente bons, principalmente os da década de 80: Off The Wall (1979, inclui os singles Rock With You e Don't Stop 'Til You Get Enough), Thriller (1982, inclui os singles The Girl Is Mine com Paul McCartney, Billie Jean, Beat It, e o próprio Thriller), Bad (1987, inclui os singles The Way You Make Me Feel, Just Good Friends com Stevie Wonder e Smooth Criminal), os três produzidos pelo único Quincy Jones. Álbuns que nunca passarão de moda, sempre que os pusermos a tocar dar-nos-ão vontade de dançar (fazendo o tão característico moon walk) e gritar "Uh Uuh! Jammon!"! Ou será que só em mim têm este efeito...?

domingo, maio 14, 2006

Um Add-vice por dia - VIII

Vertigo Café - Lisboa



Este café é o sítio ideal para lanchar ou comer um almoço leve. Com um ambiente acolhedor e decoração incrível, composta por antiguidades e fotografias dos anos 30-40 nas parede, servem sumos, saladas, tostas e sobremesas "de comer e chorar por mais". Na Travessa do Carmo. Visitem!

sábado, maio 13, 2006

Um Add-vice por dia - VII

La Marche de L'Empereur


Este documentário francês, realizado pelo biólogo Luc Jaquet, é de uma beleza pictórica inenarrável. Acompanha a caminhada dos pinguins-imperadores pela Antártica, tendo como único objectivo o acasalamento. A espécie caminha numa gigantesca fila única e ao longo da viagem a equipa (responsável pela concepção do documentário) vai registando as várias etápas percorridas pelas adoráveis criaturas. Contudo, apesar do cenário gelado deslumbrante e da ternura que nos é transmitida pelos animais, nem tudo neste visionamento é um mar de rosas: por exemplo, durante a caça ao alimento (feita pelas fêmeas, onde muitas delas, após terem percorrido uma longa distância até ao sítio exacto, acabam por ser comidas por leões-marinhos), alguns dos filhos, que aguardam ansiosamente pela chegada das mães e pela comida, morrem de frio (literalmente) embora os pais (que ficam responsáveis pelos eles) lutem para os aquecer.
Mas todos estes acontecimentos trágicos são compensados com cenas extraodinariamente belas como as do acasalamento (foto acima): cada pinguim escolhe um só parceiro com o qual estabelece um "pacto" de fidelidade, nunca chegando a acasalar com nenhum outro.
A qualidade fotográfica é esplendorosa, tal como o bom gosto da realização e a narração de Morgan Freeman (na versão em inglês). Um documentário comovente, a não perder.

sexta-feira, maio 12, 2006

Um Add-vice por dia - VI

Humanos - Temas de António Variações



Este CD fez-me ouvir pela primeira vez António Variações com mais atenção. Confesso que antes o achava um foleiro com necessidade de afirmação, mas a sociedade é a culpada! Ela é que nos incute estes padrões de gente normal(ou anormal..).

Os arranjos são do Hélder Gonçalves(dos Clã) e do Nuno Rafael(ex-peste&sida) e os cantores - Camané, Manuela Azevedo(também dos Clã )e David Fonseca(ex-vocalista dos Silence 4).

Bem sei que o que se ouve nas rádios é o "Maria Albertina", mas digo-vos caros leitores, têm toda uma gama de arranjos - fortemente merecedores da vossa audição - por ouvir! Agora sim, livre de preconceitos, posso afirmar: O homem que andava no Chiado com um papagaio cosido ao casaco, para além de controlar cabelos, controlava a "cena musical"!

quinta-feira, maio 11, 2006

Um Add-vice por dia - V

Signs of Life




Peter Bernstein (Guitarra)
Brad Mehldau (Piano)
Christian McBride (Contrabaixo)
Gregory Hutchinson (Bateria)

Este é o quarteto que faz com que dê um gozo incrível ouvir este disco. Foi o primeiro que ouvi do guitarrista Peter Bernstein, pelo qual fiquei logo fascinado. Após algum tempo voltei a ouvir este disco há uns dias atrás e é realmente fantástico. Este disco transborda classe, uma coisa que realmente me agrada nele são os grandes solos de Christian McBride, não é muito usual se ouvir improvisos de Contrabaixo e ainda por cima absolutamente fabulosos! De resto,só tenho a dizer que é obrigatório a quem gosta de boa música ouvir [ Ler "Post Scriptum" ]

quarta-feira, maio 10, 2006

Um Add-vice por dia - IV

Closer

Um filme realizado pelo Mike Nichols (realizador de The Birdcage e Angels in America) com Julia Roberts, Jude Law, Natalie Portman e Clive Owen. Estreado em 2004, este filme aborda questões com as quais talvez nos identifiquemos, como a defesa de princípios e a consequente violação dos mesmos, a complexidade das relações pessoais e os conflitos. Questiona a importância da verdade e da honestidade numa relação a dois e até que ponto valerá a pena sacrificar tudo em função destas. A trama gira à volta de dois casais e ao longo do filme cria-se um ambiente íntimo que quase nos transporta para a própria tela. E mais não revelo (primeiro porque vi o filme há dois anos e tenho memória fraca, segundo para vos obrigar a ver o filme). De um grande realizador, com quatro excelentes interpretações.

terça-feira, maio 09, 2006

Um Add-vice por dia - III

Beatriz Batarda

Estejam atentos, aqui está uma actriz incrível.



P.S.Personalizado: Querido LuaNova, o post estava já escrito mas por uma série de razões nenhuma de nós pôde postá-lo. E agora um Add-vice personalizado só para ti (talvez uma forma de pedir desculpa pelo atraso):


Dois Add-vices no dia III - [Para o LuaNova]



Get a life...

segunda-feira, maio 08, 2006

Um Add-vice por dia - II

Em resposta ao desafio para este mês, publicado ontem pela Inês ("Um Add-vice por dia"), cabe-me escrever o Add-vice para hoje. Como devem ter reparado, a Inês numerou o primeiro (I), e assim o farei eu também. Ora, sendo que a rúbrica se aplica ao mês de Maio e, como alguns de vocês devem saber, este tem 31 dias, deveriamos chegar ao número 31 (XXXI)! Mas começámos tarde, a Inês só tem ideias a partir de dia 7 de cada mês. E se alguma vez postou alguma coisa entre 1 e 6 foi por puro acaso. Mas, se continuarmos com ideias todos os dias, talvez o estendamos até 7 do mês que vem.

Charlie and the Chocolate Factory


O meu Add-vice de hoje vai para este remake de Tim Burton (2005). O filme prima pela excelente qualidade a nível visual, proporciona-nos um visionamento delicioso. Tem um humor súbtil, inocente e ao mesmo tempo perverso, com discretos pormenores absolutamente hilariantes! Uma genial interpretação de Johnny Depp e uma magnífica banda sonora da autoria de Danny Elfman, como não poderia deixar de ser. A personagem Oompa-Loompa é simplesmente invulgar: uns seres pequeninhos aparentemente inofensivos mas cúmplices na criação de todo um ambiente de fantasia e perversidade. Uma verdadeira obra-prima cinematográfica.

"Does he have any balls?"

domingo, maio 07, 2006

Um Add-vice por dia - I

The Tony Bennett / Bill Evans Album

Este é um CD que tanto eu como a Margarida temos ouvido bastante graças às aulas de Jazz que temos com o Pedro Moreira. Nele, Tony Bennett canta de forma sublime standards como: The Touch of Your Lips, Young and Foolish, When in Rome ou But Beautiful. Por sua vez, Bill Evans ( ao piano ) cumpre a função de uma secção rítmica inteira como só ele sabia fazer.

Um Add-vice por dia

Durante este mês faremos a rubrica: "Um Add-vice por dia". Destes Add-vices poderão constar: CD's, DVD's, artistas, concertos, peças de teatro e o que mais acharmos merecedor da nossa referência. Esperemos que gostem!



Post Scriptum: Decidimos permitir também que durante este mês pessoas de fora possam fazer os seus próprios Add-vices, desde que passem(claro!) pelo nosso implacável lápis azul! Mais a sério, se acharem que os vossos possíveis Add-vices se enquadram na nossa "linha editorial", mandem para in-deed@hotmail.com.

Powered by Blogger