segunda-feira, outubro 20, 2008

Add-vice [Letras] IV

"Mesmo miseráveis os poetas..."



Mesmo que os cantores sejam falsos como eu
Serão bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo miseráveis os poetas
Os seus versos serão bons
Mesmo porque as notas eram surdas
Quando um deus sonso e ladrão
Fez das tripas a primeira lira
Que animou todos os sons
E daí nasceram as baladas
E os arroubos de bandidos como eu
Cantando assim:
Você nasceu para mim
Você nasceu para mim

Mesmo que você feche os ouvidos
E as janelas do vestido
Minha musa vai cair em tentação
Mesmo porque estou falando grego
Com sua imaginação
Mesmo que você fuja de mim
Por labirintos e alçapões
Saiba que os poetas como os cegos
Podem ver na escuridão
E eis que, menos sábios do que antes
Os seus lábios ofegantes
Hão-de se entregar assim:
Me leve até o fim
Me leve até o fim

Mesmo que os romances sejam falsos como o nosso
São bonitas, não importa
São bonitas as canções
Mesmo sendo errados os amantes
Seus amores serão bons


Choro Bandido, Chico Buarque



Não resisto a acrescentar que é sempre fascinante ver génios reconhecer-se mutuamente, seja em que área for. Tom Jobim, Chico Buarque e (ausente) Edu Lobo.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Eh pá, o Tom Jobim canta tão mal... Se não fosse quem fosse, se não soubessemos quem ele era e o que fez, diríamos "quem é este gajo que não tem fôlego para cantar?".

Ah, já agora, a música é linda e a letra também. E a harmonia, ui ui...

08 novembro, 2008 11:50  
Blogger Inês L. said...

Oh velho, se eu não o conhecesse melhor diria que vive no Restelo. E reparou que ele neste tema mal canta? Não é fantástico?

Um beijo grande para si.

08 novembro, 2008 11:52  
Anonymous Anónimo said...

Olha, eu nem tinha ouvido. Mas posso acrescentar que o Chico Buarque é desafinado à brava. e canta tudo anasalado. Se não fosse tão charmoso, o pessoal diria todo "quem é este pato rachado a cantar?"

Mas a biblioteca atrás deles fica muito bem. E os quadradinho atrás do Jobim tb são bons para colar macacos do nariz.

O jobim canta pouco, mas quando canta faz-me abrir o sorriso. Pá, não há hipótese...

08 novembro, 2008 11:57  
Blogger Corine said...

O pato vinha cantando alegremente, quém, quém...

11 novembro, 2008 16:15  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger