segunda-feira, outubro 10, 2005

Revolta sem volta a dar

A melga é um bicho estúpido. Mas no verdadeiro sentido da palavra. Se a sua existência consiste em ser chata e incómoda ao menos que o faça como de ser. Costumo ler na cama com a janela aberta e de vez em quando lá entram umas quantas. Vou dar com elas ou em cima do candeeiro ou do meu braço. E basta-me movimentar indicador em direcção à presa (à velocidade que me apetecer) e são automaticamente esborrachadas. Já lá vai o tempo elas davam luta e eu ficava uma hora de chinelo na mão inferiorizada pelos bons reflexos das bichas. Das duas uma... ou a minha janela atrai melgas burras (o que me deixa particularmente ofendida) ou esta nova geração está completamente perdida. Literalmente falando, uma vez que se deixam matar com esta facilidade. Mas isto foi apenas uma introdução, completamente fora de contexto, dado que não é disto que vos quero falar.

Se há coisa que me deixa verdadeiramente revoltada são pessoas que nunca se põem em causa. Nunca, em caso algum. Eu pergunto-me: com que direito...? Temos, claro, que ter confiança em nós próprios e dar valor à pessoa que somos com todas as qualidades e defeitos, sendo que ninguém é perfeito. E ainda bem que assim é. Mas, a partir do momento em que decidimos viver em comunidade (e quero salientar isto), considero de extremo egoísmo quem não se esforça minimamente para lutar contra as suas piores qualidades. Não estou a dizer que já ninguém pode ter defeitos, não é nada disso. Mas muita gente não muda apenas por não querer dar-se a esse trabalho. Custa tentar modificar características pessoais, demora algum tempo. Mas acredito que dê bons resultados no futuro. Uma pessoa só tem a ganhar ao reflectir sobre si mesmo e tentar melhorar. Aquela história do "têm de me aceitar como eu sou" nem sempre está certa. Por vezes reflecte unicamente um egocentrismo tremendo. Estão conscientes que possuem certas características sobre as quais podiam reflectir, que inclusivamente afectam quem as rodeia, mas vivem num mundo cujo centro são eles próprios e assim dificilmente serão chamados à razão. Todos nós erramos, todos temos defeitos e cabe-nos a nós combatê-los. Devemos por-nos em causa e perceber que não somos o centro do universo. Vivemos todos em função de nós próprios e consequentemente de quem nos rodeia. Não devemos viver só para nós. Não podemos dar-nos a esse luxo.

10 Comments:

Blogger A Burra Nas Couves said...

Desde jovens que temos vontade de mudar o mundo, exteriorizando assim todas as causas e efeitos das nossas vidas. Poucos entendem que a grande mudança, aquela que realmente muda o mundo, é a mudança interior de nós próprios. Muito mais poucos ainda o tentam, e quase nenhum o consegue. E todas as desculpas são boas para o não tentar, e para não o conseguir. Tudo se resume a uma única, o medo que temos de nós próprios. O medo a encontrar e encarar coisas que não queremos encontrar, nem admitir em nós próprios. Porque para se ir muito alto, há que ir muito baixo antes. Uma beijoca. também gosto dese blog.

10 outubro, 2005 11:38  
Blogger LuaNova said...

ya, miúda, qual é o teu problema com pessoas mais inteligentes que as outras e que nunca se enganam?

10 outubro, 2005 20:57  
Blogger LuaNova said...

E agora uma boca à grunho: se eu fosse melga e te visse nua na cama ficava com um speed que jamais me irias conseguir apanhar!

10 outubro, 2005 21:07  
Blogger LuaNova said...

Continuo a voar em círculos à tua volta, qual furacão Vince, com a excitação de te ver nua na cama, a ler "Anita babysitter" e a desembrulhar Sugus de fruta (a tua mesa de cabeceira está já cheia de papelinhos), enquanto eu, com o meu ferrão, te vou dando mordiscadelas carinhosas deixando-te coberta de babas.

12 outubro, 2005 04:41  
Blogger LuaNova said...

Esta das babas estragou tudo. Substitui por gomas, gostas? Preferes das amarelas ou das vermelhas?

12 outubro, 2005 04:42  
Blogger LuaNova said...

Ah, e não me leves a mal, Meggy, eu no fundo sinto um enorme carinho por ti!

12 outubro, 2005 04:42  
Blogger LuaNova said...

Tanto, tanto, que nunca tinha escrito quatro comentários num post em tão pouco tempo e acabei de o fazer.

12 outubro, 2005 04:43  
Blogger LuaNova said...

cinco!!

12 outubro, 2005 04:44  
Blogger Margarida C. said...

Querido LuaNova: obrigada por partilhares as tuas fantasias connosco. És um fofinho, assim como as tuas fantasias que tanto me deliciam. Obrigada pelos 7 comments de seguida. Ah, gomas vermelhas...e prefiro a "Anita no Zoo".

12 outubro, 2005 22:17  
Blogger LuaNova said...

Anita no Zoo? Posso brincar contigo aos elefantes?

12 outubro, 2005 23:33  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger