sábado, maio 13, 2006

Um Add-vice por dia - VII

La Marche de L'Empereur


Este documentário francês, realizado pelo biólogo Luc Jaquet, é de uma beleza pictórica inenarrável. Acompanha a caminhada dos pinguins-imperadores pela Antártica, tendo como único objectivo o acasalamento. A espécie caminha numa gigantesca fila única e ao longo da viagem a equipa (responsável pela concepção do documentário) vai registando as várias etápas percorridas pelas adoráveis criaturas. Contudo, apesar do cenário gelado deslumbrante e da ternura que nos é transmitida pelos animais, nem tudo neste visionamento é um mar de rosas: por exemplo, durante a caça ao alimento (feita pelas fêmeas, onde muitas delas, após terem percorrido uma longa distância até ao sítio exacto, acabam por ser comidas por leões-marinhos), alguns dos filhos, que aguardam ansiosamente pela chegada das mães e pela comida, morrem de frio (literalmente) embora os pais (que ficam responsáveis pelos eles) lutem para os aquecer.
Mas todos estes acontecimentos trágicos são compensados com cenas extraodinariamente belas como as do acasalamento (foto acima): cada pinguim escolhe um só parceiro com o qual estabelece um "pacto" de fidelidade, nunca chegando a acasalar com nenhum outro.
A qualidade fotográfica é esplendorosa, tal como o bom gosto da realização e a narração de Morgan Freeman (na versão em inglês). Um documentário comovente, a não perder.

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Parabéns pelo blog, pelo qual vou passando diariamente!
Só uma nota: diz-se inenarrável, e não inarrável, como por lapso está escrito.

Abraço

15 maio, 2006 16:54  
Blogger Margarida C. said...

Comecei por pôr "inanarrável", mas fui corrigida. Então mudei para "inarrável"... à terceira é de vez! Obrigada!

P.S.- Tenho dupla personalidade e uma delas é extremamente limitada.

15 maio, 2006 17:51  
Blogger Inês L. said...

Anónimo, ambas as palavras existem. Como me ponho em causa fui verificar ao dicionário já que fui eu que corrigi a Margarida. Obrigada de qualquer forma! Volta sempre!

15 maio, 2006 18:07  
Anonymous Anónimo said...

obrigado eu, assim fico a saber que existem as duas formas:)

16 maio, 2006 12:11  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger