sexta-feira, maio 26, 2006

Um Add-vice por dia - XVII

Miles Davis

Hoje comemora-se 80 anos do nascimento deste músico que ainda hoje marca o desenvolvimento musical de muitos estudantes ou mesmo músicos profissionais. Li e ouvi um texto do trompetista João Moreira (feito a pedido da rádio marginal) que explica, bastante melhor do que eu faria, a importância que Miles Davis teve, tem e continuará a ter. Poria apenas um excerto, mas não soube o que excluir. Assim sendo, aqui fica o post.

"Faria hoje 80 anos se Miles fosse vivo. Apetece-me dizer que Miles não só está vivo como tem de facto 80 anos.

De certa forma, Miles teve sempre 80 anos porque tocou sempre com um grau de elaboração, um nível de maturidade e uma profundidade só possíveis depois de uma vida inteira de desenvolvimento musical. Miles consegue ainda condensar toda essa sabedoria e elaboração em cada nota que toca. Daí resulta que a sua música seja tão poderosa, ainda que aparentemente simples.

Miles estará sempre vivo porque a sua música não se esgota nas notas que tocou. As gravações que ele deixou perpetuam a sua memória mas é sobretudo a influencia que ele exerce em todas as gerações de músicos que surgiram depois dele que o mantém presente ainda hoje em tudo o que se produz.

Miles Davis foi um génio criador e a sua música inspira-nos cada vez mais.

João Moreira
Maio 2006"


[Clicar no texto para ler o post no blog do João Moreira e ouvir a respectiva gravação audio]

2 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Miles disse uma vez sobre Duke Elligton o seguinte: "todos os músicos se deveriam reunir um dia, ajoelhar-se e dar-te graças". Acho que é tempo de fazermos o mesmo com Miles Davis.

27 maio, 2006 00:15  
Blogger Margarida C. said...

Grande gravação... naturalidade acima de tudo!

29 maio, 2006 19:28  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger