terça-feira, maio 30, 2006

Um Add-vice por dia - XXI

Philippe Starck


Provavelmente já ouviram falar dele, um dos designers de renome da actualidade, louco como qualquer artista que se preze, revela o melhor das correntes do design que se conhecem. Nota-se uma preocupação com a ligação da estética à função e também em tornar os seus objectos de fácil industrialização(já tive uma escova de dentes do Starck e ainda no outro dia vi na Bica uma moto desenhada por ele). Mais recentemente Starck admite que alguns dos seus designs dos anos 80 - 90 eram de certa forma conduzidos pela novidade e a moda, e agora considera que a durabilidade deve ser uma das principais características a ter em conta no processo de design. Para além disso defende que o designer deve "criar mais felicidade com menos meios", ou seja, desenhar os objectos para que estes possam ser mais acessíveis.
Estejam atentos, tudo o que tem a assinatura deste senhor é garantidamente coisa boa!

3 Comments:

Blogger LuaNova said...

Podias ter dito que o Filipe Estarque nasceu no ano de 1949 em Paris e que estudou na Escola Central de Artes Decorativas (École Centrale des Arts Decoratifs), apesar de grande parte do seu saber ser auto-didata.

Sabias que com apenas 20 anos dirigiu um escritório produzindo casas infláveis? E que enquanto arquiteto e designer, continuou decorando ambientes, criando fachadas e construindo casas com um arquitetura moderníssima? Ah, pois é!

Para além disso faz parte do time de designers do renomado Giovanni Alessi desde a década de 80, criando uma infinidade de objetos como o espremedor de frutas cítricas “Juici”- uma de suas mais conhecidas e polêmicas peças, a escova de dentes “dr. Kiss”, que tu referiste sem especificar o nome, além de rádios inovadores, pratos, penduradores para a cozinha, escorredor de massas, luminárias e tigelas. Tudo muito colorido e com muito humor.

Actualmente mora entre Paris, Nova Iorque e Veneza e viaja pelo mundo para concretizar seus projetos.
Philippe Starck é “ídolo” entre os projetistas de produto e, sem dúvida, um designer que marcou este final de século XX. Em suma, um granda maluco!

Parabéns pelo add-vice!

30 maio, 2006 02:38  
Blogger Inês L. said...

Achei muito mais interessante dizer as coisas que já sei e explicar no que consiste o trabalho dele do que despejar a história do trabalho dele, mas obrigada pelo acréscimo! *

30 maio, 2006 08:09  
Blogger Margarida C. said...

Já percebi onde é que o "Memento" se foi inspirar...

31 maio, 2006 21:40  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger