sexta-feira, junho 30, 2006

Comichão no escroto

No ínicio deste ano lectivo que agora termina, o meu professor de Psicologia informou-nos, logo na primeira aula, de que cada um de nós (alunos do ensino público) custa 700 contos ao Estado. Com esta útil informação, pretendia fazer-nos estudar, como que de uma técnica de motivação invulgar se tratasse. O que é que leva um professor a utilizar este método de persuasão? Não consigo imaginar aluno algum a pensar: "Se não estudo para este teste, lá se vão 700 contos pró galheiro". De facto, não queremos que isso aconteça. Mas não é, de certeza, o que leva o aluno a dedicar-se à causa. Mas, afinal, o que é que leva um aluno a estudar? Gostava de saber responder mas não penso ser a pessoa indicada, tendo em conta que sempre o fiz por obrigação (tal como todos os outros alunos. Estudar por gosto é algo por poucos alcançado).
Em época de Exames Nacionais, apesar da fraca prestação na disciplina de Matemática, uma formula não saía da cabeça dos finalistas de liceu: "Ora bem, acabo o ano com 12... só preciso de ter 5 no exame para passar!". Confesso que me tornei assim. Sempre fui boa aluna, prestava muita atenção nas aulas e ficava irritada quando recebia menos de 80% (quando as notas ainda eram atribuídas em percentagem). Mas, com a chegada ao secundário, tudo mudou. O mal surge quando nos apercebemos do que há de bom para além da escola (partindo do princípio de que, para o aluno, a escola é uma coisa boa) e trocamos as prioridades. A verdade é que são raros os estudantes realmente estudantes. Eu passei de estudante estudante a estudante diletante, e dou por mim a fazer as tais contas para passar o ano, qual parasita social. Será irreversível?
P.S.- Devem estar a perguntar qual a relação do título com o conteúdo do texto. Também não sei. Não tinha título para o post e este surgiu-me quando estava a ler a Maria, hoje de manhã. Não sei o que quer dizer mas achei que chamava à atenção.

16 Comments:

Blogger LuaNova said...

O cúmulo das cócegas é uma rapariga ter comichão no escroto.

30 junho, 2006 18:40  
Anonymous Anónimo said...

Confesso que quando me deparei com o título deste post, pensei que fosses falar mal de algum stor lá do Liceu! Casos nao te faltavam...Vejamos o prof. Man. (não sei se já te contei isto) Consta que, em dias de testes, o Prof.Man, após distribuir os respectivos aos seus alunos, se coloca numa das extremidades da mesa do professor..bem ajeitadinho...e, enquanto vigia (ou não) os seus alunos..esfrega "o dito" na tal extremidade da mesa. Se esfrega "o dito", ou aquilo que se encontra envolto por escroto...nao se sabe...mas que esfrega lá o sitio supostamente reservado apenas para a mulher..isso é provado pela boca de quase todos os seus alunos.

Mas relativamente ao teu post. De facto, a maioria dos estudantes desta geração nao se identificam nada com os de antigamente. Hoje os jovens preocupam-se apenas em PASSAR o ano, em vez de COMO passar o ano!
Este ponto de vista, a que alguns serve de método, é bastante triste. Parece que perderam os sonhos ou as vontades... Como se nao tivessem rumo. Apenas lhes interessa passar o ano! E esta situaçao nao se passa so no 12º ano. Começa bem cedo...muito antes do 10º. Cada vez se nota mais isso! Enfim..como diria a minha prof. de Matemática.."Estamos em Portugal..aquele país em que, quer nos viremos para a direita, quer nos viremos para a esquerda, ao nosso alcançe apenas se encontram pessoas idosas"

02 julho, 2006 01:04  
Blogger LuaNova said...

Oh puto, pelo menos lê uma vez o que escreves a ver se encontras coisas que aches preferível dizer de outra forma, sei lá...

"o sitio supostamente reservado apenas para a mulher..isso é provado pela boca de quase todos os seus alunos."???

Não "alcansso" a mensagem subliminar, mas talvez alguém qeu "alcançe" me possa explicar.

02 julho, 2006 08:34  
Anonymous Anónimo said...

Parece que o luanova ficou chocado...ok..da próxima terei mais cuidado com aquilo que escrevo! Peço Desculpa!

02 julho, 2006 14:45  
Blogger Margarida C. said...

Tenho de concordar, não soa bem... Tinha reparado nisso, mesmo antes de ver a resposta do LuaNova. Mas, pé de meia, percebemos todos o que querias dizer. Incluindo o LuaNova, mas não lhe escapa nada.

02 julho, 2006 17:39  
Blogger Margarida C. said...

Já disse coisas piores à mesa do jantar...

03 julho, 2006 14:21  
Blogger LuaNova said...

Agora ocorreu-me, não faço ideia porquê, uma melodia do Marco Paulo: "Uma lady na mesa, uma louca na cama". Sempre tive esperança que ele, num acesso de dislexia dissesse "uma louca na mesa, uma ldy na cama", tipo a Paula Bobone a atirar açorda de marisco aos convivas de mesa para mesa num restaurante fino, e a tratar por "voçê" ou por "tio" o parceiro amoroso.

03 julho, 2006 15:59  
Blogger LuaNova said...

e eu, com tantas merdas com pé de meia, acabo por escrever voçê em vez de você. No melhor pano cai a nódoa, já diz o povo...

03 julho, 2006 16:01  
Anonymous Anónimo said...

Exactamente meio caro Luanova!

03 julho, 2006 22:12  
Blogger LuaNova said...

Meio caro? Isso é o mesmo que 50% caro?

04 julho, 2006 01:19  
Anonymous Anónimo said...

lol..desculpe lá...meu caro!

04 julho, 2006 19:34  
Blogger LuaNova said...

lol? engasgou-se?

04 julho, 2006 20:13  
Anonymous Anónimo said...

E que faz quando se vê dessa maneira ?
Resposta : Escreve sobre isso!
Comentário : É um bom começo de algo a ser concretizado . éo alarme da Consciência

A Vida não ficará à sua espera e trar-lhe-à motivos para "ter que ir à luta" !
Então o que aprendeu - na escola , com a Cultura , com os amigos que escolher - será Muito Útil !

Vamos lá a ver que força e que conhecimento adquiriste nos teus anos de Juventude...
Jinho
Maria

07 julho, 2006 10:32  
Blogger LuaNova said...

Bom mote! Mostra lá isso, Margarida C.! Eu faço-o quase diariamente no meu muito estimado blog "A vida é uma festa". Cara Maria Viana, visite-nos. Será uma honra para nós recebê-la!

07 julho, 2006 11:50  
Anonymous Anónimo said...

LOL !

Ai está a minha queria margarida, a mostrar todo o seu potencial.

Quero-te ouvir dizer a mesa do jantar, que tens comichao no clitoris.

M.d.L.d.J.

09 julho, 2006 11:24  
Blogger Susana Fonseca said...

Bem, tudo se deve a uma série de factores, milhares de factores diria eu. A desmotivação às vezes deve-se ao professor (nem sempre, porque não quero dar mais razões à nossa ministra). Eu sou professora numa escola profissional da Amadora. O meu dia-a-dia é extenuante porque sou professora-mãe-psicóloga. Mas mais que extenuante, é gratificante, porque é uma luta diária tentar motivar os alunos, não só para as matérias, mas para a vida, que parece tão vazia de objectivos e conteúdos. Motivá-los para a crença e impedi-los da descrença. Porque ainda temos algumas coisas em que acreditar. E o facto de se escrever sobre isso, como já foi aqui dito, é um grande passo e realmente "um alarme de consciência", e uma atitude de crença em que algo está mal, mas ainda há cura.
E a cura não está no silêncio, começa na voz e nas palavras...

16 julho, 2006 17:50  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger