segunda-feira, julho 24, 2006

Dúvida

O que seria da Matrix se o Neo fosse daltónico?

14 Comments:

Blogger LuaNova said...

Comentário despropositado. Uma leitura mais atenta ao filme, sem ser só para sentir as emoções fortes das peripécias de Neo, Trinity e Morpheus, uma leitura que para além da compreensão do modelo filosífico apresentado, das metáforas com o mundo real, com os modelos de vida ocidentais, e mais uma série de clichés pseudo-intelectuais que poderia agora enunciar, dizia eu, uma leitura que seja sensível também à paleta cromática que os irmãos Wachovsky-ou-lá-o-que-é escolheram para as imegens vistas de dentro da Matrix indicanos que a problemática da sensibilidade da retina ao espectro solar não faz qualquer sentido dada a incidência do verde na informação visual recebida. Assim, o blue pill ou o red pill têm essas cores apenas para quem não entende a Matrix. Neo entende-a, pelo que a cor não é necessária para a distinção. Dir-me-á agora, Inês L., que "Ah e tal, o Neo ainda não sabia o que era a MAtrix antes de tomar o blue pill. Muahauau", ao que eu poderei seguidamente retorquir que o daltonismo, como qualquer outra doença ou particularidade original, é uma desvio da normalidade provicada voluntariamente pela própria Matrix. Se Neo via os comprimidos às corezinhas é porque a Matrix assim o permitia.

Poderia e deveria agora terminar com uma máxima qualquer, ou uma citação de um falecido general, poeta ou filósofo. Mas a clarividência da crueldade do sistema em que vivemos, tão acertadamente filmada pelos irmãos Waschowski-ou-lá-o-que, deixa-me demasiado deprimido para continuar.

24 julho, 2006 12:18  
Blogger Inês L. said...

Estás um ser cinzento LuaNova!(que apropriado) Respira fundo, está bom tempo e vamos todos de férias mais tarde ou mais cedo! Procura o sentido de humor dentro de ti, para o teu bem eu espero que não tenha desaparecido completamente..

24 julho, 2006 19:06  
Blogger LuaNova said...

??? Deve estar a haver aqui algum problema de iliteracia funcional. Lê lá bem o que escrevi e pensa um bocadinho antes de responderes. Por que raio te sinto sempre um misto de Diácono Remédios e Ruth Marlene nas respostas que me dás? Por um lado mostras superioridade porque tu é que estás na maior, tu é que tens sentido de humor, tu é que estás de férias e não a atender contribuintes numa repartição de finanças chata como eu, por outro lado mostras uma susceptibilidade reveladora de inseguranças teenager como a mais pimba das cantoras.

Calma, não respondas no primeiro impulso. Lê tudo, vê se percebes. Descansa umas horas, e só depois começa a responder. Não metas os pés pelas mãos outra vez.

24 julho, 2006 21:00  
Blogger Inês L. said...

Não meti os pés pelas mãos. Ignorei-te. Sabes... há uns tempos que perdeste a piada, és só chato. Pain in the ass como diriam os ingleses... tu consegues perceber a expressão espero...! Sempre me disseram que a arrogância se responde com arrogância e meia. Ora, será iliteracia tua a de não seres capaz de pôr por palavras a minha intenção? Ou mesmo incapacidade da mais pura?

25 julho, 2006 02:39  
Blogger Susana Fonseca said...

Fiquei sem palavras...

25 julho, 2006 03:44  
Blogger LuaNova said...

Esta de aparecer por aqui uma Lua Obscura é estranha...

Bem, a piada foi-se-me, é verdade. Isso é pena, já percebi que tu lamentas, mas não tanto como eu. Mas era muito bom que tu tivesses perdido também a tua hipersensibilidade e paranoia sempre que se comenta qualquer coisa por aqui. Não vejo onde pude suscitar a tua reacção no primeiro comentário, por exemplo.

A expressão pain in the ass foi-me explicada há meses, com aula prática e tudo. Não te preocupes que consegui perceber. Tanto, que caguei bem de alto para este teu blog. Fica lá com ele e bom proveito.

25 julho, 2006 08:06  
Blogger LuaNova said...

Saudades:

http://in-deed.blogspot.com/2005/05/daniel-oliveira-e-luanova-no-mesmo.html


Eu já fui o Cinderella Man.

25 julho, 2006 08:14  
Blogger LuaNova said...

Olha, e agora, só para te chatear, vou deixar o PC ligado a fazer download de todos os mp3 que encontrar na internet com o teu apelido!

25 julho, 2006 08:19  
Blogger LuaNova said...

E pronto, acabou-se o pain in the ass. Toma lá vaselina e pó de talco, trata-te e cuida-te. You suck.

25 julho, 2006 08:21  
Anonymous Anónimo said...

i suck, you suck, everybody sucks red pills or blue pills...eu prefiro as vermelhas...são de morango! (ou em amaricano i prefer di rred bicóse ar off stroberii)

25 julho, 2006 12:33  
Anonymous Anónimo said...

Inês!! Não sei se vais ler este post fora de prazo mas gostava que soubesses que esta tua ideia foi de génio!Uma questão aparentemente fútil mas com muito sentido filosófico...Não é toda a gente que tem a capacidade de analisar desta forma.E viva a inteligência!!

28 setembro, 2006 21:56  
Anonymous Anónimo said...

akilo é apenas um filme...daaahhh!
alem disso com akeles poderes todos ele nem precisa ver qual é a cor do comprimido, too obvious!

26 dezembro, 2006 19:21  
Anonymous Anónimo said...

Haha. luanova, se a Inês tem a hipersensibilidade teenager da Ruth Marlene, tu tens a necessidade de afirmação do filho cantor do Tony Carreira. Primeiro insistes em brindar-nos com a biografia do Starck que sacaste da Wikipédia. Uau, graças à tua impressionante cultura geral, fiquei a saber que tem 58 anos e andou na Escola Central de Artes Decorativas que em francês é École Centrale des Arts Decoratifs. Depois, num post simples e divertido como este, decides escrever um comentário em que nos fazes engolir a tua compreensão única e original da metafísica do Matrix. Obrigado Sócrates, sinto-me muito mais rico agora. Onde estaríamos nós sem a tua sabedoria?

28 janeiro, 2007 16:05  
Blogger Inês L. said...

Ena, já não lia isto há séculos! Bem, afinal até houve quem visse isto como eu! Obrigada feeltheseplease! A verdade é que o post foi só uma graça, sem intenção nenhuma de análise séria ao filme. Aí teria pensado mais de 1m antes de escrever o post! ...E eu que até achei que era uma boa piada!!

10 agosto, 2008 00:21  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger