domingo, fevereiro 19, 2006

Aspecto VS Personalidade

É um dado conhecido que são raras as mulheres que se se sentem totalmente satisfeitas com o seu aspecto exterior. Assim, de um modo geral, nós mulheres tendemos a criar uma imagem ideal, um protótipo, um objectivo a atingir. Pessoalmente sempre achei que esse protótipo seria comum pelo facto de para além de produtores da cultura que nos envolve sermos também produto dela. Mas é engraçado constatar que não. Cada mulher cria uma imagem sensivelmente oposta às características que não gosta em si própria. A maior parte das pessoas diz que só se preocupa com a sua imagem para si próprio mas não acredito. Nós sentimo-nos bem se percebermos que "agradamos" a quem nos rodeia, como tal, o que nos leva a criar uma imagem se esta não corresponde verdadeiramente à imagem ideal das pessoas cuja opinião nos interessa? Mas enquanto ponho esta questão, penso também que é uma pena que o aspecto exterior seja tão importante. Gostava, por isso, de pedir aos nossos leitores para dizerem, à parte a teoria, que importância dão ao aspecto por oposição à personalidade?

5 Comments:

Blogger Margarida C. said...

Acho que nenhum dos lados deve ser posto de parte. Sempre dei mais importância à personalidade, durante muito tempo vivi na ilusão de que o exterior das pessoas não interessava para nada e que quem gostasse mesmo de nós não se importaria com nada disso. O que não deixa de ser verdade. Mas o que é certo é que o aspecto das pessoas importa e importa para a pessoa em si. Alguém que se sinta bem consigo próprio, sentir-se-á bem ao pé dos outros, funciona como reflexo. Isto aplica-se também à parte intelectual. Uma pessoa que cultive o intelecto, que se interesse em saber/conhecer cada vez mais será mais segura, menos duvidosa. Quão bonito é ver alguém bonito e ao mesmo tempo culto e inteligente?
Mas a beleza nem sempre tem de ser fisica, a beleza interior das pessoas radia mais fortemente do que tudo o resto.

19 fevereiro, 2006 02:39  
Anonymous Anónimo said...

Concordo com a Margarida...mas acho também que o aspecto de uma pessoa pode ser influênciado pelo próprio intelecto, pois uma pessoa que se cultive ira ter tendência a preocupar-se um pouco mais com a sua imagem, ou pelo menos a cuidar-se de forma diferente!!! a verdade é que a personalidade é que o conta, no entanto a aparencia não deixa de ceder algumas pistas importantes sobre a forma de ser de cada um.

21 fevereiro, 2006 22:55  
Blogger João Paulo Pedrosa said...

Para além do que é óbvio, e que é o facto de o aspecto ser apreciável mesmo à distância e de forma mais rápida, e por isso funcionar como referência rápida, acho que o aspecto de uma pessoa também pode mostrar um pouco da personalidade, mas é de facto a personalidade aquilo que mais marca um relacionamento. O feio e o bonito são sempre coisas subjectivas, apesar de numa sociedade haver a tendência para se ditar o que está num campo e no outro. Por exemplo, acho que é feio lamber-se o prato, quando se acaba de comer uma bela sopa, ou um delicioso pudim. Mas a mim sabe-me bem. Para certas pessoas aquilo é feio, mas outras vêem logo que eu tenho uma personalidade gulosa. E para mim tanto se me dá que achem feio, eu gosto assim!

02 março, 2006 01:19  
Blogger LuaNova said...

Essas meias às riscas e a maçã são tuas?

10 março, 2006 07:07  
Blogger Inês L. said...

Não, não, as minhas meias são muito mais bonitas que aquelas!

10 março, 2006 10:20  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger