sábado, maio 07, 2005

1984

Ontem à noite estava no quarto a ver televisão e acontece que não estava sozinha. Para mal dos meus pecados era essa pessoa quem tinha o comando e como vivemos em falsa democracia, quem tem o comando tem consequentemente poder sobre os outros. Neste caso, quem tem o comando é quem domina a escolha da programação cultural televisiva, nem que seja por uma noite. Ainda por cima tendo essa pessoa tendência ocasional e momentânea para o meu gosto, como é o caso da pessoa ao meu lado, não há nada mais incomodativo. Enquanto na Sic dava a novela da noite, dava (surpreendetemente na TVI) um programa brasileiro chamado "Fiel ou Infiel" e foi mesmo aí que fomos parar. Ora, não sei se já tiveram a sorte de assistir a um bocadinho do dito, mas é do género "sem comentários". O programa gira à volta de um casal (em cada programa um casal diferente), em que um dos membros põe à prova a fidelidade do outro. Assim, a equipa do programa contrata um sedutor (acabadinho de sair de uma revista para maiores de 18) para seduzir o outro. E, inesperadamente, a pessoa que está a ser posta à prova cede sempre às provocações do sedutor. A partir daí, o nível do programa desce aos algarismos negativos uma vez que o outro membro do casal está a assistir à cena em directo e aparentemente não estava a espera da traição do companheiro.
Mas a razão do meu post não é, de certeza, para vos falar do programa (que digo já que é um programa a evitar). O que verdadeiramente me fez pensar depois do visionamento do mesmo, foi os comentários que ia ouvindo do lado. Cheguei à triste conclusão que ainda existem pessoas inteligentes a acreditar que aquilo que se está a passar ali é mesmo verdade. Não que eu não ache possível que haja casais dispostos a sujeitarem-se a este tipo de vergonhas, mas não é o caso do programa da TVI. Aquilo não passa de uma encenação descarada de muito mau gosto, e não é preciso tirar um curso para o perceber. Mas fiquei a pensar: que o "zé povinho" caia redondo que nem um patinho, não me espanta. Mas que, alguém com quem eu lido no dia-a-dia, que considero inteligente e perpicaz, ponha em dúvida a veracidade do programa, deixa-me extremamente chocada.
Lembra-me o livro 1984 de George Orwell, em que as pessoas são levadas (forçosamente) a acreditar que 2+2=5 (parece-me uma comparação um pouco despropositada). Mas, de qualquer forma, será que..... (deixa ver alguém cuja credibildade jamais seria posta em causa pelos portugueses...) bem, será que se o José Mourinho viesse dizer que 2+2=5, teríamos uma revolução na matemática lusitana? [Margarida C.]

4 Comments:

Anonymous Anónimo said...

O Pedro tem jeito para aquilo... não teve foi sorte com a rapariga.

07 maio, 2005 15:57  
Anonymous Anónimo said...

Uépá.

Se gostaste desse então vê o programa do Castelo Branco.

É uma paródia.

*'s

Mariana d'As Luas de Júpiter.

08 maio, 2005 15:48  
Blogger Inês L. said...

Questão pertinente essa Margarida... será que o Mourinho poderia revolucionar a matemática lusitana? hmmmm

10 maio, 2005 14:47  
Blogger Inês L. said...

Eu acho que as pessoas vêm o que está à sua disposição, e a nossa televisão está a tornar-se num circulo vicioso. As pessoas têm vindo a habituar-se a ver reality shows, acabando por ficar sedentas por mais namoros e cuscovelhices; os canais privados, sabendo que ganham com isso, disponibilizam mais... e por aí fora.

15 maio, 2005 13:05  

Enviar um comentário

<< Home

Powered by Blogger