quarta-feira, fevereiro 22, 2006

Add-Vice [Música]

Retomo assim os nossos estimadíssimos Add-Vices, hoje com a intenção de dar mais (e boa) música às vossas vidas. Falar-vos-ei, então, de um grupo chamado The Carpenters. A sua sonoridade apresentava influências da música Pop, Country e, por vezes, do Jazz. Era constituído por dois irmãos - Richard Carpenter e Karen Carpenter - e teve grande sucesso na década de 70. Ele era (e ainda é) pianista e produtor do grupo, responsável pelos arranjos instrumentais e vocais. Ela iniciou-se como baterista, algo invulgar numa mulher, desvendando ao mundo, mais tarde, a sua voz única. Começou por cantar por detrás do volumoso instrumento, a sua figura perdia destaque perante o movimento frenético das baquetas. Então, transferiram-na para a frente do palco, para que pudesse comunicar directamente com o público, assumindo-se assim unicamente como cantora. Queixava-se de não saber o que fazer com as mãos, tanta exposição deixava-a extremamente desconfortável. Mas tudo isso era secundário, Karen possuía um talento subtil mas arrebatador. A sua voz era suave, passa despercebida pela sua discrição. Continha uma simplicidade aparente mas enganadora. Uma das características da cantora era o seu folgo interminável!
Mas o duo vivia também do talentoso Richard Carpenter. Criou uma sonoridade absolutamente inconfundível que se tornou uma das marcas do grupo. Fazia arranjos intrumentais de um imenso bom gosto. Fazia arranjos vocais como ninguém, ao ouvirmos os coros fazemos uma associação imediata .
Funcionavam juntos na perfeição, marcaram a música dos anos 70 e tornaram-se uma referência para a música de hoje. Interpretaram grandes êxitos como Close to You, Mr.Postman, Top of the World, pela sua interpretação de This Masquerade, Can't Smile Without You e a fabulosa versão de Ticket to Ride, dos Beatles. Ouçam e deliciem-se.

P.S.- Curiosidade: ela deixa de comer e morre de anorexia em 1983.

Powered by Blogger